Sim, o valor de uma casa pode desvalorizar. Fatores como deterioração do imóvel, queda na demanda, problemas na vizinhança, excesso de oferta na região e mudanças na infraestrutura local podem reduzir seu preço de mercado.
Depende. Imóveis antigos podem ter um excelente valor se estiverem bem localizados, bem conservados e possuírem características valorizadas, como cômodos amplos e construção sólida. Já imóveis novos oferecem tecnologia moderna, melhor infraestrutura e menor necessidade de reformas, o que pode atrair mais compradores.
Um corretor de imóveis é um profissional credenciado responsável por intermediar a compra, venda, locação e avaliação de imóveis, garantindo segurança jurídica e auxiliando clientes em todo o processo de negociação.
Sim, como vendedor, você continua responsável pelo pagamento de impostos e seguros até a transferência oficial do imóvel para o comprador. O ITBI (Imposto de Transmissão de Bens Imóveis) geralmente é pago pelo comprador, mas o Imposto de Renda sobre ganho de capital e eventuais taxas pendentes são de sua responsabilidade.
O tempo do processo de empréstimo imobiliário varia conforme o banco e a documentação do comprador, mas geralmente leva de 30 a 60 dias. Isso inclui análise de crédito, avaliação do imóvel, aprovação do financiamento e assinatura do contrato.
Sim, o valor de um imóvel pode desvalorizar. Fatores como deterioração do imóvel, mudanças no mercado imobiliário, problemas na vizinhança, redução da demanda ou mudanças na infraestrutura local podem impactar negativamente o preço de mercado de um imóvel.
O prazo mínimo de locação para contratos residenciais é de 30 dias. No entanto, a duração do contrato pode ser acordada entre as partes, sendo comum encontrar contratos de 12 meses. Para contratos comerciais, o prazo mínimo pode variar, dependendo do tipo de imóvel e das negociações.
Sim, o locador pode vender o imóvel durante o contrato de locação. No entanto, o comprador assumirá o contrato de locação, respeitando os termos acordados, até o término do contrato vigente. O inquilino tem direito de ser informado sobre a venda e, em alguns casos, pode ter preferência na compra do imóvel.
O inquilino é responsável pelo pagamento de contas de consumo relacionadas ao imóvel, como:
O locador, por sua vez, geralmente é responsável pelo pagamento do IPTU e de seguros do imóvel, a não ser que tenha sido acordado de outra forma no contrato de locação.
Comparar listagens
CompararPor favor, insira seu nome de usuário ou endereço de e-mail. Você receberá um link para criar uma nova senha por e-mail.